sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Projeto Genoma


O Brasil é o único país da América do Sul, que participa desse projeto de grande importância para o estudo de códigos genéticos.
Esse projeto tem como objetivo desvendar o código genético de um organismo (podendo ser animal, vegetal, de fungos, bactérias ou de um vírus) através do seu mapeamento. A partir do estudo do genoma obtemos instruções que irão afetar, não apenas sua estrutura, seu tamanho, sua cor e outros atributos físicos, como também sua inteligência, sua suscetibilidade a doenças, seu tempo de vida e até alguns aspectos de seu comportamento.
O primeiro genoma brasileiro codificado foi o da doença popular amarelão, e a partir dos estudos, podemos aplicar as descobertas feitas no Projeto Genoma Humano, ajudando assim no tratamento de doenças.
Outros países que também estão no projeto são: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Brasil, Butão, China, Congo, Coréia do Norte, Cuba, Estados Unidos, Jamaica, Marrocos, México, Países Baixos, Reino Unido. Dá pra perceber que é um projeto que quebra as diferenças sociais, étnicas, e culturais, por um bem maior.

O Brasil pode ser maior que a Aids


Embora pouca gente saiba, o Brasil tem sido um exemplo mundial no combate a AIDS. A conscientização da população vem aumentando devido à realização de campanhas apoiando o uso de preservativos. Mas apesar da tentativa do governo de informar corretamente a todos, não apenas os jovens, algumas pessoas insistem em colocar em risco sua saúde, e a saúde de seus parceiros.
Não importa se os parceiros são fixos ou não, o importante é se proteger, e algumas pesquisas mostram que os jovens estão mais ligados que os “mais velhos” segundo a última pesquisa realizada pelo ministério da saúde sobre este assunto.
Essa pesquisa de alguma forma que o governo está conseguindo conscientizar o futuro do país. E apesar de muitas falhas é possível fazer o Brasil, um país melhor.
"Desde 1980, mais de 433 mil casos de AIDS já foram identificados no Brasil. A prevenção é responsabilidade de todos. Conscientize-se. Previna-se"